quinta-feira, 13 de março de 2008

Não desidrates =)

Importância da água para o corpo humano
É aconselhável beber no mínimo 1.5L de água diariamente. A água é o elemento que o nosso organismo mais necessita.
Mais de 60% do corpo humano é constituído por água e esta é-lhe indispensável, dado que todo o metabolismo assenta em reacções desenvolvidas em meio aquoso. A água regula a temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração e faz a distribuição dos nutrientes pelos diversos órgãos.
Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais diversas doenças.

Água da torneira vs Água engarrafada
- Uma média de 15 litros de água engarrafada é bebida anualmente, por pessoa. Os europeus ocidentais são os principais consumidores.
- Quase metade dos portugueses opta por consumir água engarrafada (estudo realizado pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos).

Porquê a água engarrafada?
- Desconfiança da qualidade da água da rede pública.
- Preço da água engarrafada baixou muito e não pesa no orçamento familiar.
- Mudanças no estilo de vida. Hoje em dia, é normal andar sempre com uma garrafinha de água.
- Segurança contra doenças causadas por água, em países em desenvolvimento.
- Maioria acha que a água engarrafada tem um sabor melhor, logo é segura e de melhor qualidade, mesmo se isso não for necessariamente o caso.
- As companhias negociam a água engarrafada como sendo uma alternativa saudável em relação a outras bebidas, consumidores compram-na para se sentir bem, para perder peso.

Conclusão:
Há também incerteza ao redor do factor nutricional mineral da água engarrafada em relação à água da torneira, contendo, ambas, certas quantidades de minerais. Paradoxalmente, a rede pública oferece mais qualidade e chega agora a mais casas do que há uma década. As exigências a nível do controlo da qualidade são cada vez maiores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Facto interessante quase metade dos portugueses optarem por consumir agua engarrafada, nao fazia a minima ideia!
E de facto existe a ideia pre concebida que a agua da torneira sabe mal (sabe a lixivia) daí muitas pessoas optarem pelo consumo de agua engarrafada!

Mas o importante é que se consuma muita agua ( de qualidade claro)!