domingo, 30 de março de 2008

Tabagismo e saúde

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco. Os efeitos na saúde causados pelo fumo de tabaco referem-se directamente ao tabagismo assim como à inalação passiva (tabagismo passivo). A OMS estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte em todo o mundo.


Riscos primários

- Doenças do sistema cardiovascular, como enfarte do miocárdio (ataque cardíaco);
- Doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, enfisema e cancro do pulmão, da laringe e da boca;
- A incidência de impotência sexual é aproximadamente 85% maior em fumadores masculinos pois provoca o estreitamento das artérias. O tabaco provoca infertilidade, problemas de erecção nos homens e aborto no caso das mulheres;
- efeitos na saúde oral, provoca o amarelecimento dos dentes, por via da nicotina.

O risco aumentado da pessoa em contrair doenças é directamente proporcional à duração do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como à quantidade fumada. Entretanto, se alguém parar de fumar, estes riscos diminuem gradualmente.


Componentes do tabaco

Na combustão do tabaco produzem-se milhares de substâncias que são transportadas pelo fumo até aos pulmões. Estas substâncias actuam principalmente sobre o aparelho respiratório, mas algumas delas são absorvidas passando para a corrente sanguínea a partir da qual actuam sobre o organismo.

-Nicotina: é uma droga psicoactiva responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.
-Componentes irritantes: como a acroleína, fenóis, peróxido de nitrogénio, ácido cianídrico, amoníaco, etc., que provocam a alteração dos mecanismos de defesa do pulmão e a contracção bronquial.
-Alcatrão e outros agentes cancerígenos: todas as substâncias tóxicas que contribuem para as neoplasias associadas ao consumo do tabaco, sendo a mais estudada o alfabenzopireno.
-Monóxido de Carbono: é um gás incolor de elevada toxicidade presente em grande concentração no fumo do tabaco. Este gás tem uma grande facilidade em se associar a hemoglobina, diminuindo a capacidade de transporte de oxigénio.

Sem comentários: