sábado, 26 de abril de 2008

Semana da Gastronomia à volta do Mundo

Dia 6 - Éclairs de Chocolate (França)

INGREDIENTES:

Preparação: 25 a 30 minutos; Cozimento: 15 a 20 minutos; Rendimento: +- 20 éclairs

Massa:
80 grs de manteiga
125 grs de farinha
30 grs de açúcar
1/4 de litro de água
6 grs de sal
4 ovos médios
Creme:
100 grs de chocolate em barra
200 grs de açúcar
75 grs de farinha
4 gemas de ovos
½ litro de leite
Cobertura:
2 chávenas de água
100 grs de chocolate em barra
40 grs de manteiga

PREPARAÇÃO:

Massa: Numa panela colocar a água, o açúcar, a manteiga e o sal. Levantar fervura. Retirar do fogo e derramar de uma só vez a farinha peneirada. Mexer rapidamente. Colocar de novo a panela no fogo e mexer bem para dessecar a massa. Retirar do fogo. Deixar amornar. Juntar os ovos um por um, batendo bem. Untar uma placa ou travessa com manteiga. Colocar a massa num saco de confeitar com um bico de 1,5 cm de largura e formar os éclairs fazendo pauzinhos de 8 cm de comprimento. Assar em forno quente preaquecido (220"C) por 15 minutos sem abrir o forno. Deixá-los esfriar. Fazer uma fenda do lado de cada um com a ajuda de uma faca e recheá-los com o creme a seguir.

Creme: Numa panela misturar o açúcar e as gemas de ovos. Juntar a farinha peneirada e depois pouco a pouco o leite fervendo, no qual foi derretido o chocolate. Deixar cozinhar 5 a 6 minutos mexendo sempre. Deixar esfriar.

Cobertura: Colocar o chocolate e a água numa panela. Deixar derreter sem ferver. Juntar a manteiga fora do fogo, mexendo sem parar. Cobrir ligeiramente os éclairs com uma camada fina dessa composição.

Sem comentários: