terça-feira, 15 de abril de 2008

Tchi (boca) + Clé (movimento) = Chiclete


Chiclete, goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle ("TCHI - CLÉ" que quer dizer Tchi=boca e Clé=movimento), um produto natural. Actualmente, por razões económicas, as chicletes são produzidos a partir do petróleo.
A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México. Também na Grécia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e melhorar o hálito.
Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz. O nome Chiclete deriva-se de Chiclets, um produto da ADAMS.
As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica, não só nos EUA mas também um pouco por todo o mundo. Era tida como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas.
Com o aumento do seu consumo, os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais. Surgiram novos tipos (sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos, etc.) e novas marcas de pastilhas, como é o caso da Trident em 1962.

2 comentários:

Rita Pires disse...

Mastigar pastilhas elásticas além de ser agradável, também faz circular mais sangue nos músculos da boca, o coração bate mais depressa, o cérebro recebe mais oxigénio e dá uma energia extra à zona do cérebro que comanda a memória.
Por outro lado, o uso de pastilhas elásticas em excesso pode ser grave para a articulação que é responsável pelo abrir e fechar da boca, como também pode ser prejudicial para o estômago.
Ccomo se está sempre a mastigar a pastilha, o estômago está a trabalhar em seco e envia suco gástrico, (que por ser muito ácido), pode provocar uma úlcera.
Por isso é que devemos mascá-las com moderação!

Luísa, Joana e Mariana disse...

Adoro pastilhas elásticas! Há quem tenha o vício de fumar quando está nervoso ou ancioso. O meu é mascar pastilha!
Sabem qual é o número de pastilhas que é admissível mastigar diariamente?
Gostaria de saber. Não quero ficar com nenhuma úlcera gástrica ou qualquer problema do género...

Bom trabalho!